sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

PORQUE A FLORESTA É IMPORTANTE?

As florestas são um dos mais importantes recursos renováveis na Europa, e a mais importante componente da natureza no território Europeu. As florestas são fundamentais, para a promoção da biodiversidade, a defesa contra a erosão, a correcção dos regimes hídricos e a qualidade do ar e da água.

Em Portugal, as florestas ocupam 38% do território nacional, num total de cerca de 3,3 milhões de ha. O sector florestal envolve, no seu conjunto, mais de 400 000 proprietários e 160 000 trabalhadores nas diversas fileiras. Cerca de 70% da floresta nacional é constituída por propriedade privada com uma dimensão inferior a 5 ha, o que cria problemas às actividades de gestão e protecção.

Uma floresta de formação natural é o "habitat" de muitas espécies de animais e plantas, e a sua biomassa por unidade de área é muito superior se comparado com outros biomas. Além disso, a floresta é uma fonte de riquezas para o homem: fornece madeira, resina, celulose, cortiça, frutos, bagas, é abrigo de caça, protege o solo da erosão, acumula substâncias orgânicas, favorece a piscicultura, cria postos de trabalho, fornece materiais para exportação e melhora a qualidade de vida.




Sem comentários: