sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Respirar bem.... é fundamental!!!


A Respiração: É como o piscar de olhos: não damos por isso. Mas a verdade é que, em cada minuto, inspiramos cerca de 16 vezes.

A respiração é inevitável à vida, já que o oxigénio é necessário à maioria das reacções bioquímicas que mantêm o organismo a funcionar.
Tal como outros processos no nosso organismo, que asseguram a sobrevivência, a respiração e o acto de respirar é fundamental para a vida. O ar entra nos pulmões através da inspiração, a qual acontece a uma média de 16 vezes por minuto. Cada vez que inspiramos, dá-se a penetração de 0,5 l de ar, que contém cerca de 100 ml de oxigénio. Mas o ar atravessa, primeiro, as fossas nasais, a faringe, a laringe, a traqueia e os brônquios. Só depois atinge os alvéolos pulmonares (perto de 300 milhões em cada pulmão), onde ocorrem as trocas gasosas entre o oxigénio inspirado com o ar e o dióxido de carbono acumulado no sangue. É então que o oxigénio intervém em múltiplos processos bioquímicos, os quais são acompanhados pela produção de um desperdício: o dióxido de carbono, que o sangue venoso conduzirá até aos pulmões para ser finalmente exalado através da expiração. Mas alguns factores exteriores ameaçam este processo fundamental para estar vivo.

É o caso da poluição. De facto, os produtos tóxicos que existem na atmosfera são inspirados tal qual o mais puro dos ares, agredindo assim os pulmões, já por si sujeitos a enfermidades, algumas mortais. De facto, a poluição atmosférica pode conduzir à alteração climática. Os poluentes, por seu lado, interagem com a atmosfera através de complexas reacções químicas, de que resultam substâncias capazes de provocarem reacções adversas no homem.

Sem comentários: